Seguidores

27.10.06

Vitória Quintal

Em Sorocaba....e eu perdi!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Do lado de fora fazia um sol de quase trinta graus e dentro da loja mais de sessenta mulheres se espremiam hipnotizadas com o vai e vem das agulhas de tricô da artesã Vitória Quintal. Ela veio a Sorocaba para dar uma única aula sobre as técnicas de tricotar peças simples para serem usadas no mesmo dia tanto para o verão quanto para o inverno. A exposição começou com uma pequena história e um convite para que todas as amigas se abraçassem e contassem umas com as outras. O importante dessas aulas não é aprender a tricotar ou a fazer as peças, mas o contato com as pessoas, o carinho, a conversa, a troca de experiencias. Coisas que nem sempre encontramos no dia-a-dia. Porque o tricô se aprende em qualquer lugar, até sozinha com revistas, comentou. Vitória, apesar da calma e tranqüilidade com que ensina e conversa com as alunas, tem uma vida agitada. Participa de programas femininos em dez canais de televisão, viaja todos os dias por cidades do Brasil ensinando tricô em bazares e comunidades, testa fios e lãs para uma grande empresa do ramo e elabora os modelos que ensina por onde quer que vá. Ah, além disso tudo, cuida do marido Virgílio e dos tres filhos Christiano, Roberto e Natália. A vida agitada que leva reflete nos modelos que ensina. A mulher de hoje é prática, por isso o meu lema é: Faça de manhã para usar à noite. A mulher de hoje não tem como ficar semanas sentada em cima de um trabalho executando aqueles pontos dificílimos como as nossas mães e avós faziam. Elas precisam de agilidade, praticidade e é isso que eu busco passar para as minhas amigas, disse. Os pontos empregados, na maioria, são simples, as lãs e linhas mais grossas e as agulhas sempre acima do número 5. A idéia é fazer com que o trabalho renda e a artesã veja o resultado rapidamente. Encontro de emoção O dono da loja Bordado & Cia, David Hebita, contou que assim que começou a avisar as clientes sobre a vinda de Vitória para Sorocaba o telefone não parou mais de tocar. Uma amiga avisou a outra. Ela é muito dinâmica e o impressionante é que com pouco material ela faz coisas lindas e práticas. Ela conhece muito o que faz e sabe o motivo de casa coisa, comentou. E foi isso que as alunas viram. Sem pressa, Vitória repetiu quantas vezes foi necessário os movimentos das agulhas, as receitas de cada bolero, cada xale e estola. Explicou a diferença das lãs e linhas empregadas e o porque usar determinado fio e não outro. A aposentada Neide Mariano Di Lorenzo já conhecia a artesã da televisão e gostou ainda mais da aula ao vivo. Mesmo que não sabe tricô aprende e consegue fazer os trabalhos. Eu mesma já peguei algumas receitas e fiz em casa e deram muito certo. O bom é que com as explicaÁões dela a gente começa a entender as receitas das revistas, comentou entusiasmada. Nizia Maciel, também aposentada, não conhecia a professora, mas disse que estava gostando das explicações. Ela tem um jeito bom de ensinar como fazer as peças. Vou fazer algumas delas em casa, prometeu. Vitória acredita que os encontros de tricô são mais que aulas, são lugares de desabafos, de encontros com amigas, momentos de lazer. É tão comum as mulheres chegarem nos bazares com problemas, estressadas e no meio da conversa, uma ajuda a outra, que quando ela volta para a casa ou até retorna ao trabalho, encontra a soluÁão para aquele problema. As pessoas precisam de um ombro amigo, de alguém que as escute, que apenas lhes diga boa tarde. Nós temos falta de um lugar para nos reunirmos com os amigos e os bazares se tornaram esses pontos de encontro, apontou. O corre-corre da modernidade, segundo a artesã, fez com que as pessoas se isolassem e se tornassem depressivas. Todos os dias eu recebo de 100 a 150 ligações de 200 a 400 e-mails de pessoas relatando casos de depressão ou solidão e grande parte que conseguiram se curar com os encontros nos bazares com as amigas do tricô. Isso é muito bom. Muitas encontraram nas agulhas até uma ajuda para o orçamento doméstico. É assim que eu me motivo para continuar o meu trabalho e com a ajuda da minha família, contou com um sorriso generoso para as alunas. Texto e imagem retirados daqui: http://www.cruzeironet.com.br/

10 comentários:

Rosely disse...

Olá Mariluisac
Como vai, menina?
Realmente a Vitória Quintal é D+.
Gravo as aulas pela tv, e assisto à noite, ela é ótima .
Bom fim de semana.
Bjs.

Kátia Moreira disse...

Ola amiga, passei pra te desejar um ótimo fim de semana.
Bjs
Kátia

Fazendo Crochê disse...

Puxa...q pena vc perdeu...eu tbm gosto muito dela...até no momento estou fazendo um bolero que ela ensinou...a receita esta no site dela...tá ficando bonito..a mula sem cabeça que ela tbm ensinou fiz uma...fica muito bonita!
Mas quem sabe uma outra oportunidade vc possa ir...é só ficar de olho no site dela que tem a agenda.
bjs e bom fim de semana

MICHELE disse...

menina!!! que reportagem incrível... pena que vc perdeu o encontro, mas olha, não se preocupe, pois logo surgirá uma nova oportunidade.
um grande bjo e mtas felicidades.

gilda maria disse...

Olá Marilu,
Também gosto muito dos trabalhos da Vitória Quintal, mas sou um pouco devagar no tricot.
Adorei a bolsa branca e mesclada, mais uma de suas boas idéias,
um ótimo final de semana,
bjs,
gilda

Elena disse...

Olá amiga!!!
Que legal, vc tbem é de Sorocaba...eu tbem ainda não tinha encontrado ninguem daqui.Eu sou da Nova Sorocaba e vc?Adorei seu blog.
Bjos!Fica com Deus.

Sandra disse...

Olá Mariluisac! eu tb sou fã da Vitória Quintal... realmente ela é uma pessoa muito especial...neste mês ela tb dará aula perto da minha casa... espero que desta vez eu possa ir... bjos e bom fim de semana... Sandra

bisteka disse...

Boa tarde!
Mari, desculpe a minha ousadia, estou visitando vários bloggers, pq estou a procura de xale de crocher, por acaso voce teria algum, se não for pedir muito, pode me enviar
lucimar34@gmail.con

Desde já agradeço

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Tatiana Bonotto Cake Designer disse...

Q coiss meigas....adorei.

Eu faço mimos tb, porém é doce.

www.tatidesignercake.blogspot.com

bjs